A pressão alta é uma das condições mais comuns nos dias de hoje, e é de conhecimento geral que a pressão arterial alta, se não tratada, pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira.
Mas você sabia que a pressão arterial elevada, além de causar esses danos no corpo, também pode afetar a audição?
O que é pressão arterial?
Em primeiro lugar, é fundamental compreender a pressão arterial, ou hipertensão. As artérias são vasos sanguíneos que promovem o transporte do sangue do coração para os tecidos do corpo, como se fossem “canos”. Quando a pressão arterial está alta, esses “canos” enfrentam uma força extra, colocando os órgãos do nosso corpo em risco. Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
A Hipertensão é um doença silenciosa: quando os sintomas aparecem, a doença já está há muito tempo comprometendo o bom funcionamento de vários órgãos. Para se ter uma ideia, No Brasil, 20% da população geral e metade das pessoas acima dos 65 anos sofrem de hipertensão arterial. Embora menos prevalente do que nos adultos, a doença também pode manifestar-se na infância. Considera-se que uma pessoa é hipertensa se os níveis da pressão arterial forem iguais ou superiores a 14/9. A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável.
Pressão Alta e Audição
A conexão entre pressão alta e audição começa no ouvido interno, uma estrutura anatômica que abriga os órgãos auditivos. Pequenos vasos sanguíneos neste órgão fornecem nutrientes vitais às células sensoriais auditivas e a pressão arterial elevada sobrecarrega esses vasos, impactando o suprimento sanguíneo (logo, a oxigenação que nossos órgão necessitam) e prejudicando as células auditivas.
O impacto gerado pela falta de falta de sangue nessas células pode ser gradativo e nem sempre grave, porém, não há uma forma de recuperar a audição que já foi perdida por esse fator. As células auditivas não se regeneram mesmo com o uso de medicamentos para manter a pressão sanguínea controlada.
Controlando a hipertensão
Cuidados para Evitar Pressão Alta:
- Alimentação Balanceada: Opte por uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e reduza o consumo de sal.
- Atividade Física Regular: Exercícios moderados, como caminhadas, podem ajudar a controlar a pressão arterial.
- Controle do Estresse: Técnicas de relaxamento, como meditação e yoga, são aliadas na manutenção da saúde cardiovascular.
Tratamentos Disponíveis:
- Medicamentos Antipressores: Prescritos por profissionais de saúde para controlar a pressão arterial.
- Mudanças no Estilo de Vida: Ajustes na dieta, exercícios e gestão do estresse são partes integrantes do tratamento.
Não espere que problemas maiores aconteçam para cuidar da pressão arterial. A adoção de um estilo de vida saudável, o monitoramento regular da pressão arterial e a busca por tratamento adequado são passos essenciais para evitar que doenças graves se desenvolvam no corpo.
Cuidados e prevenção da Perda Auditiva
Caso você sofra de hipertensão, é importante consultar um otorrinolaringologista além de seu cardiologista. Apenas um médico especializado em ouvidos pode diagnosticar corretamente a perda auditiva e indicar o tratamento correto para que ela que não piore.
Quando os danos permanentes à audição ocorrem, os aparelhos auditivos se destacam como solução. Além de amplificar os sons de forma controlada (para não causar outras perdas auditivas), eles auxiliam na compreensão e podem resolver todos os impactos que acontecem em consequência da perda auditiva. Além disso, ao utilizar aparelhos auditivos, é possível manter uma conexão significativa com o mundo sonoro, promovendo bem-estar emocional e social.