Você já deve ter escutado que não se deve limpar o ouvido com aquelas hastes flexíveis. Ou então tomar cuidado para não machucá-lo e empurrar a cera para dentro do canal auditivo. Mas, afinal, como limpar os ouvidos corretamente?
Sim, você leu certo! Muitos especialistas apontam que não é preciso usar a haste flexível para remover o excesso de cera da parte interna do ouvido. O pior ainda é que muitas pessoas também usam outros produtos, como óleos, principalmente quando está entupido.
Bom, se você acha que limpa os ouvidos corretamente, melhor acompanhar este texto para saber se faz a higiene da maneira certa para sua saúde.
Como limpar os ouvidos corretamente?
Em primeiro lugar, é fundamental você saber que a cera não é sujeira como muitos pensam, mas sim um mecanismo de proteção do ouvido. Ela evita que pequenas partículas entrem em nosso canal auditivo o que, ao longo prazo, poderia provocar infecções. Porém, o excesso dela pode ser retirado e vamos mostrar como limpar os ouvidos corretamente.
O sistema auditivo produz cera constantemente e, conforme isso acontece, a antiga vai saindo pela orelha. A nossa mastigação e o processo de falar ajudam nessa movimentação dentro do canal auditivo. Entretanto, isto às vezes não acontece ou há o excesso de cera na orelha.
A forma correta de se limpar os ouvidos é com uma toalha ou um lenço umedecido, de preferência após o banho, quando a cera estiver mole. Com o pano em volta do dedo, você passa pela orelha e até onde consegue alcançar. Dessa maneira, a higiene na parte externa é feita e evita machucar internamente ou empurrar a cera para dentro.
O que não devo fazer?
Sim, você com certeza já fez isso, mas agora saberá o risco de usar a haste flexível dentro do ouvido. Este objeto na higienização do canal auditivo pode trazer alguns problemas graves, como uma lesão no tímpano ao introduzi-lo muito no ouvido. Além disso, poderá empurrar a cera para dentro, atrapalhando o processo natural de sair da orelha.
Por causa disso, muitas pessoas acabam entupindo o canal auditivo com o próprio cerume. Este problema pode causar situações desagradáveis na pessoa, como:
- Ouvido entupido;
- Diminuição da audição;
- Tontura;
- Tosse;
- Infecção;
- Coceira;
- Dor.
Mas aí você pode até perguntar: “Então nunca vou poder usar a haste flexível?”. Para limpar a parte interna do ouvido não é indicado, entretanto, é bem-vindo no lado externo. Ele ajuda a limpar as curvaturas da orelha com melhor eficiência por ser mais delicado do que a toalha.
Além disso, muitas pessoas usam líquidos, como óleo para pele ou água oxigenada, para desentupir o ouvido. O ideal é que a lavagem seja com o acompanhamento médico, não de forma caseira, podendo agravar o problema e causar perda auditiva.
Devemos limpar o ouvido? Qual a frequência?
A cera tem papel fundamental na proteção dos nossos ouvidos, então devemos limpá-la? Fazer a higienização na parte externa da orelha, retirar resíduos é comum e demonstra cuidado com o corpo. Além disso, esteticamente não é agradável o excesso de cera.
Mas o ouvido é um órgão que é “autolimpante”, não precisando higienizar a parte interna. Não existe uma frequência correta para limpar os ouvidos, mas o ideal é secá-lo após o banho e fazer a limpeza com a toalha.
Enfim, o ouvido é um órgão delicado e precisa ser tratado com cuidado, já que um erro pode causar uma lesão e a perda auditiva. Quando você sentir excesso de cera e tiver sintomas como ouvido entupido, procure um médico especialista.
Confira 4 dicas para limpar o ouvido corretamente!
Agora que você entendeu os riscos de limpar o ouvido, principalmente a parte interna, vamos trazer algumas dicas para manter a higiene com segurança. Confira:
- Use a toalha
Depois do banho, a cera estará mais mole, então pegue a toalha, lenço umedecido ou até o disco de algodão e passe pelo pavilhão da orelha. Você pode até limpar o início do ouvido, até onde o seu dedo alcançar. Isso ajudará a retirar o excesso de cera visível que se forma.
- Seque a orelha
A primeira dica também ajuda a deixar a orelha seca depois do banho. Deixar o pavilhão auricular úmido pode contribuir para a proliferação de microorganismos e causar uma infecção.
- Use o tampão
Muitas pessoas sofrem com a água no ouvido quando vão à piscina ou à praia. Depois, tentam usar a haste flexível para eliminar o problema. Isso é um erro e o mais indicado é colocar um tampão, evitando que a água entre e cause infecções.
- Procure um especialista
Se você está com problemas de excesso de cera, cerume ou dor no ouvido, procure um médico para promover a limpeza correta. Ele pode indicar remédios específicos para aliviar o problema, amolecer a cera e a retirá-la com segurança.
Como fazer de maneira segura?
Você acompanhou neste texto como limpar os ouvidos corretamente, então agora é possível fazer a higienização de forma segura. Além disso, o essencial é sempre procurar um médico especialista quando estiver com dores no ouvido ou quiser retirar o excesso de cera.Se você quiser saber mais sobre o assunto, como se a lavagem no ouvido é segura, confira este post que fizemos sobre o assunto. Você irá ver os cuidados e as dicas para fazer este procedimento de maneira correta.