A perda auditiva condutiva ou condutora pode atingir pessoas de qualquer idade, portanto todos nós devemos nos cuidar. Por outro lado, entre os tipos de perda auditiva, a condutiva, dependendo da causa, pode ser resolvida facilmente por um profissional da área.
Como o próprio nome (condutiva) sugere, o ouvido tem dificuldade em conduzir o som até o lugar do nosso sistema auditivo responsável por reconhecê-lo. Por este motivo, temos dificuldade em ouvir.
Neste texto, nós vamos apresentar a você quais são as causas e sintomas da perda auditiva, como tratá-la e qual médico e profissionais você deve procurar para ter um diagnóstico completo.
Quais as causas e sintomas da perda auditiva condutiva?
A perda auditiva condutiva diminui a capacidade do indivíduo de ouvir sons audíveis aos seres humanos. Em outras palavras, este tipo de perda de audição diminui a acuidade auditiva.
Essa perda auditiva pode acontecer em um ou ambos os ouvidos, quando há algum problema no ouvido externo ou médio, impossibilitando que o som chegue até o ouvido interno. Assim, a audição pode ficar parcial ou completamente comprometida, há variação para cada caso.
As causas da perda auditiva condutiva são diversas, mas entre as principais estão:
- perfuração do tímpano;
- excesso de cera, obstruindo a passagem de som;
- algum corpo estranho dentro do ouvido, como um inseto, por exemplo;
- doenças auditivas, como: otosclerose, otite média aguda, colesteatoma, entre outras.
Portanto, o indicado sempre é procurar um médico, porque somente ele poderá dar o diagnóstico exato de onde está o seu problema. Aliás, você já sabe qual médico deve procurar caso esteja sentindo alguma dificuldade auditiva? Não se preocupe, nós vamos te contar logo abaixo.
Qual médico procurar para tratar a perda auditiva?
Independente do grau da sua perda auditiva, procurar um médico otorrinolaringologista é o mais indicado. Assim, após realizar os exames necessários e dar o seu diagnóstico, ele saberá qual é o melhor tratamento para o seu caso.
Muitos pacientes vivem anos com um problema auditivo porque nunca pediram ajuda a um especialista. Entretanto, muitas vezes, a saúde auditiva pode ser retomada facilmente com a ajuda de um profissional qualificado.
Então, não pense duas vezes antes de procurar ajuda, certo?
Como tratar a perda auditiva condutiva?
O tratamento da perda auditiva condutiva varia de caso para caso. Por isso, o médico deve analisar o seu caso e indicar o melhor tratamento.
De modo geral, esse tipo de perda auditiva é tratada com remédios. Uma vez que os problemas de inflamação são comuns em alguns casos e podem ser tratados dessa maneira.
Além dos remédios, o médico pode utilizar drenos ou realizar lavagem, por exemplo, para desentupir o canal auditivo do paciente. Esse tratamento, apesar de incomodar um pouco, costuma ser rápido e eficiente.
Também podemos citar o uso de bons aparelhos auditivos, como os da Widex. Eles são discretos, muito eficientes e ajudam bastante no tratamento, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Ainda, em casos mais severos, pode ser necessário realizar uma cirurgia para que a audição funcione como deveria.
Dessa maneira, lembre-se que a forma ideal de você descobrir qual é o seu problema e melhorar a sua saúde é procurando um profissional especializado. Além disso, se quiser entender mais a respeito da perda auditiva, confira outros conteúdos em nosso blog.
Gostou deste texto? Então não perca mais tempo e venha cuidar da sua saúde auditiva com a gente. Agende a sua visita!