Ao contrário do que muita gente pensa, os problemas de audição não acontecem apenas em pessoas mais velhas. Um bom exemplo disso é a otite de repetição, infecção no ouvido que ocorre com mais frequência em crianças de até 2 anos de idade.
Aliás, pesquisas realizadas nos Estados Unidos e na Escandinávia revelaram que 90% das crianças com 5 anos ou menos apresentam pelo menos um caso de otite média aguda.
Mas então o que é otite de repetição? Quais são os sintomas? Qual o melhor tratamento? A Binaural vai te ajudar a entender tudo isso neste artigo. Confira!
O que é otite de repetição?
As otites são inflamações ou infecções no ouvido bastante comuns e que podem gerar dores, incômodos e até a perda temporária da audição.
Existem três tipos principais de otite: a otite média aguda (OMA) – mais comum e que acontece no ouvido médio -, a otite externa e a otite interna. A classificação vai depender, portanto, do local em que a inflamação ocorrer. Em outro artigo aqui do blog da Binaural, falamos detalhadamente sobre as partes do sistema auditivo.
A otite de repetição (ou otite recorrente) acontece, então, quando a pessoa tem 3 ou mais episódios de otite média aguda no intervalo de 6 meses, ou 4 ou mais situações em 12 meses. Neste caso, ela deve procurar imediatamente um médico otorrinolaringologista.
Quando não tratada da maneira correta, a otite de repetição pode evoluir para casos crônicos ou até mesmo provocar perda auditiva permanente. Numa criança, isso seria extremamente prejudicial para o desenvolvimento da fala e, consequentemente, para a socialização dela.
Sintomas
Os sintomas mais comuns da otite de repetição são:
- Dores frequentes em um ou nos dois ouvidos (unilateral ou bilateral);
- Sensação de ouvido entupido;
- Perda de audição temporária;
- Presença de secreção (otite média secretora);
- Tímpano inchado e avermelhado;
- Tosse e coriza;
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Falta de apetite;
- Diarréia;
- Tontura;
- Náuseas e vômitos.
Causas da otite de repetição
Geralmente, as otites médias agudas – que, quando frequentes, tornam-se otites de repetição – são infecções provocadas por ações de vírus ou bactérias. Por esse motivo, é comum que sejam acompanhadas por gripes, resfriados e/ou alergias.
Entretanto, outros fatores como o tabagismo (mesmo em fumantes passivos), alterações anatômicas do sistema respiratório e/ou do sistema auditivo, predisposição familiar, deficiência imunológica e até a estação do ano (infecções no ouvido médio são mais comuns no inverno) podem influenciar.
Qualquer pessoa pode ter otite de repetição?
Embora as otites de repetição sejam muito mais comuns em crianças com poucos anos de idade, elas podem, sim, acontecer em adultos.
Inclusive, uma curiosidade: nadadores costumam ter otites com frequência (principalmente otite externa), devido ao excesso de umidade no canal auditivo e à presença de vírus e bactérias na água das piscinas.
Otite de repetição em crianças: por que são mais comuns?
A maior frequência de otites de repetição em crianças tem um motivo: elas ainda estão com o sistema auditivo em desenvolvimento.
A tuba auditiva – duto que liga o ouvido médio à região da faringe nasal – das crianças, por exemplo, é menor e horizontalizada, o que facilita a entrada de micro-organismos como vírus e bactérias, além de potencializar o acúmulo de secreção.
Ah, sem contar que os hábitos de higiene delas não são dos melhores, não é mesmo? Então, o uso de chupetas, mamadeiras e o fato de frequentarem creches com outras crianças também contribuem para a otite infantil.
Qual é o tratamento correto?
Para começar, nada de automedicação! Se as infecções e inflamações no ouvido forem frequentes, é fundamental marcar uma consulta com um médico otorrinolaringologista.
Só ele poderá analisar o caso de maneira profissional, diagnosticar com precisão o tipo de otite do paciente e determinar o melhor tratamento.
Geralmente, as otites médias agudas são tratadas com o uso de antibióticos – que só devem ser prescritos pelo médico.
Em alguns casos, o uso de carretéis (ou tubos de ventilação), podem ajudar a melhorar a respiração da criança, comprometida por conta da inflamação.
Já para situações graves – quando há perfuração do tímpano -, a timpanoplastia é uma das cirurgias mais comuns.
Conclusão
Bem, depois de ter lido este artigo do blog da Binaural, esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre as causas, sintomas e tratamentos para a otite de repetição.
Embora muito mais frequentes em crianças, vimos que adultos também podem sofrer com as otites, caso não tomem os devidos cuidados.
Por falar nisso, quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui para descobrir os hábitos que podem prejudicar a sua audição em qualquer idade.