O nosso organismo fica mais suscetível a doenças e infecções quando o inverno e as baixas temperaturas se aproximam, você já reparou nisso? Aliás, um dos problemas mais comuns está relacionado à dor de ouvido no frio.
No tempo mais gelado, a tendência é aumentar a chance de ter uma infecção, principalmente nas vias respiratórias. Mas além da respiração, outras partes do corpo são afetadas, como garganta e os ouvidos.
Quer saber as causas disso e como prevenir a dor de ouvido no inverno? Acompanhe este texto para cuidar bem da sua saúde!
Dor de ouvido no frio: 5 principais causas
A dor de ouvido no frio tem várias causas, tanto relacionadas ao próprio sistema auditivo, como de regiões que afetam o ouvido.
Porém, podemos citar dois motivos pelos quais as infecções aumentam neste período: o frio diminui nossa imunidade e ficamos mais em ambientes fechados e sem ventilação. Isso aumenta nossa exposição a germes, vírus e bactérias. Mas vamos listar agora as 5 principais causas deste problema:
- Otites
Em primeiro lugar temos as otites, que podem ser classificadas como média, aguda ou externa. Elas se caracterizam por uma infecção no ouvido médio, causada por vírus ou bactérias. A dor de ouvido é intensa e muitas vezes chega a ocorrer perda auditiva. Ela atinge pacientes que têm um resfriado ou alergias, situações comuns no inverno.
- Sinusite
Ela é uma inflamação nas mucosas que ficam na nossa face, em cavidades ósseas ao redor do nariz. A sinusite tende a causar uma infecção no ouvido, a otite média aguda. Além disso, há infecção nos seios paranasais, que são estas cavidades no rosto, gerando inchaço na região e a dor no ouvido.
- Exposição ao frio
Você já viu pessoas usando protetores de ouvido em locais com a temperatura muito baixa? Estes acessórios são super eficientes para evitar a exposição do sistema auditivo ao frio. Como as orelhas são as extremidades do corpo, sentem primeiro o ambiente gelado. Isso costuma causar infecções no ouvido também.
- Amigdalite
Por causa da proximidade, a amigdalite também causa dor de ouvido no frio. Esta inflamação nas amídalas, que fica na região da garganta, se for intensa, provoca incômodo e dores na parte interna do sistema auditivo. Nestes casos, o médico descreve anti-inflamatórios para aliviar o sintoma.
- Excesso de cera
No frio, é comum que o nosso organismo aumente a produção de cera para uma melhor proteção do canal auditivo. Entretanto, é fundamental se atentar para os cuidados de fazer a higiene do ouvido de maneira correta. O excesso de cera entope o ouvido e gera a infecção, causando a dor.
Quais os outros sintomas das dores de ouvido?
Muitas destas causas mostradas são infecções que acontecem em outra parte do corpo, como as amídalas, e provocam a dor de ouvido. Por isso, além da dor, os sintomas podem variar dependendo da causa. Alguns outros sintomas são:
- febre;
- secreções;
- perda auditiva temporária;
- tonturas;
- zumbido;
- ouvido tapado.
O ouvido é uma região sensível no nosso corpo, portanto se você sofre com dores persistentes ou intensas, procure um médico especialista. Ele irá fazer um diagnóstico completo para detectar o problema e indicar o tratamento adequado.
4 dicas para prevenir a dor de ouvido no frio
Mais importante do que se atentar para os sintomas de dor de ouvido é se prevenir deste problema. Afinal, com algumas medidas simples na sua rotina é possível ter uma proteção contra as causas das infecções e ter um sistema auditivo saudável.
1. Proteja os ouvidos
Sempre que a temperatura estiver muito baixa, use os protetores de ouvido ou até mesmo um gorro que possa tapar suas orelhas. Isso vai evitar que o frio cause uma infecção direta no seu ouvido.
2. Seque os ouvidos corretamente
Seja depois do banho ou ao sair de uma piscina, é fundamental deixar os ouvidos secos para evitar uma inflamação. Uma dica é usar protetores auriculares ou então secar bem com uma toalha depois, mas tome cuidado ao fazer isso.
3. Mantenha uma higiene adequada
Limpe suavemente a parte externa do ouvido com um pano úmido ou a própria toalha. Evite usar as hastes flexíveis para a limpeza e faça isso de forma adequada.
4. Cuide da sua saúde
Busque cuidar da sua saúde durante o frio, prevenindo alergias e tratando gripes e resfriados. Além disso, reforce o sistema imunológico para evitar infecções, como na garganta.
Quando procurar um especialista?
A dor de ouvido no frio é muito comum, então ficar em alerta com os sintomas é fundamental para buscar o tratamento o quanto antes. Se você começar a sentir dores ou outros problemas na audição, procure um médico imediatamente.
Agora, quer saber como melhorar a dor de ouvido em seis dicas simples e que não vão colocar sua saúde em risco? Confira este texto que fizemos sobre o assunto e que traz orientações fáceis de fazer.