VocĂȘ provavelmente jĂĄ ouviu falar nele, mas sabe como Ă© feito o teste da orelhinha no bebĂȘ?
Ao contrĂĄrio do que muita gente pensa, a surdez nĂŁo atinge apenas pessoas de idade avançada. AliĂĄs, sabia que a cada 1.000 recĂ©m-nascidos no Brasil, 3 a 5 nascem surdos? A boa notĂcia, porĂ©m, Ă© que a perda auditiva tem uma taxa de cura de quase 100%, quando diagnosticada no primeiro ano de vida (Fonte: Crefono 4).
E Ă© por esse motivo que o exame Ă© tĂŁo importante no combate Ă surdez infantil. Depois de ler este artigo, vocĂȘ ficarĂĄ sabendo tudo sobre o teste da orelhinha. Confira!
O que Ă© e para que serve o teste da orelhinha?
O teste da orelhinha Ă© o nome mais popular, mas vocĂȘ tambĂ©m pode encontrar dois outros nomes para o mesmo exame: Triagem Auditiva Neonatal (TAN) ou Exame de EmissĂ”es OtoacĂșsticas Evocadas (EOAE).
JĂĄ falamos em outros artigos aqui do blog da Binaural sobre a importĂąncia de se descobrir a perda auditiva o mais cedo possĂvel, uma vez que isso ajuda bastante a minimizar os danos e a evitar que o caso evolua para perda severa ou profunda.
No caso das crianças, a detecção Ă© ainda mais importante. SĂŁo indivĂduos em fase de desenvolvimento, e qualquer problema na audição pode comprometer a fala, o aprendizado e, consequentemente, a socialização deles.
Então, para ajudar na identificação precoce da perda auditiva, o teste da orelhinha é o melhor aliado das mamães.
Como o teste Ă© feito?
O teste da orelhinha é feito geralmente entre o segundo e terceiro dia de vida do recém-nascido.
O mĂ©dico ou fonoaudiĂłlogo introduz uma sonda – que emite e recebe sons – no ouvido do bebĂȘ. EntĂŁo, esse aparelho envia um estĂmulo sonoro parecido com um clique, que deve fazer o tĂmpano vibrar, passar pelo ouvido mĂ©dio e chegar atĂ© a cĂłclea (ouvido interno) do recĂ©m-nascido.
Se a cĂłclea vibrar depois de estimulada, bom sinal! O microfone da sonda irĂĄ captar o som do movimento e Ă© um forte indicativo de que estĂĄ tudo bem com a saĂșde auditiva do bebĂȘ.
Porém, se nenhuma resposta for captada, pode ser que haja alguma alteração no sistema auditivo. Sendo assim, o profissional deve solicitar novos exames e/ou encaminhar a criança para um médico otorrinolaringologista.
A repetição do teste da orelhinha Ă© indicada para bebĂȘs com fatores de risco, como:
- HistĂłrico de perda auditiva na famĂlia;
- Nascimento prematuro;
- Baixo peso;
- Malformação congĂȘnita;
- InfecçÔes maternas durante a gravidez;
- Uso de antibióticos no berçårio.
O teste da orelhinha dĂłi?
NĂŁo. Ă um exame bem rĂĄpido (de 5 a 10 minutos), minimamente invasivo e realizado com o bebĂȘ dormindo. Dessa forma, ele nĂŁo deve sentir dor e tambĂ©m nĂŁo hĂĄ qualquer tipo de contraindicação.
Quando ele Ă© realizado?
O teste da orelhinha no bebĂȘ Ă© feito ainda na maternidade. Caso ele tenha nascido fora do ambiente hospitalar, o exame precisa ser feito antes dos 3 meses de vida da criança.
Ă gratuito?
Sim, Ă© um exame totalmente gratuito e de responsabilidade da maternidade, seja ela pĂșblica ou particular. Os pais nĂŁo precisam pagar nada para a realização da triagem auditiva neonatal no bebĂȘ.
Ă obrigatĂłrio fazer o teste da orelhinha?
Por ser um exame extremamente importante para a saĂșde auditiva e desenvolvimento da criança, o teste da orelhinha gratuito se tornou obrigatĂłrio no Brasil desde 2010, com a promulgação da Lei nÂș 12.303/2010. Veja o que ela determina em seu Art. 1Âș:
âArt. 1o – Ă obrigatĂłria a realização gratuita do exame denominado EmissĂ”es OtoacĂșsticas Evocadas, em todos os hospitais e maternidades, nas crianças nascidas em suas dependĂȘncias.â
Alteração no resultado do teste da orelhinha – o que fazer?
Caso o aparelho do teste da orelhinha detecte algum tipo de alteração na audição do bebĂȘ, o profissional responsĂĄvel pelo exame – geralmente um fonoaudiĂłlogo – darĂĄ as orientaçÔes que os pais devem seguir (e Ă© fundamental que eles sigam).
Geralmente, quando o problema estå em apenas um dos ouvidos, a recomendação é que repita o teste após 30 dias.
PorĂ©m, em alguns casos, o fonoaudiĂłlogo poderĂĄ solicitar de imediato a realização de outros exames, alĂ©m de encaminhar a criança para um otorrinolaringologista. Assim, serĂĄ possĂvel identificar com mais precisĂŁo o grau da perda auditiva e jĂĄ começar o tratamento, se for necessĂĄrio.
ConclusĂŁo
Neste artigo vocĂȘ viu o que Ă© o teste da orelhinha e como ele Ă© importante para a detecção precoce da perda auditiva.
Aprendeu tambĂ©m que a realização gratuita do exame Ă© obrigatĂłria e um direito seu – protegido por lei.
Ah, e se quiser saber como identificar sinais de perda auditiva em bebĂȘs, clique aqui e leia este outro conteĂșdo do blog da Binaural!