Todo mundo já ouviu falar que utilizar fones de ouvidos com volume alto causa perda auditiva, não é verdade? Mas, mesmo assim, muitas pessoas ainda ignoram essa informação.
Essa negação ocorre por dois motivos. O primeiro, é pelas pessoas acreditarem que é só mais um mito popular. O segundo, é por não estarem dispostos a abandonar os fones no dia a dia.
Entretanto, é importante que saibamos os reais malefícios dessa prática para a nossa audição. Já que a perda auditiva causada por fones de ouvido é lenta e perigosa. Então, vamos acompanhar o texto e ficar por dentro da nossa saúde auditiva?
O problema do volume e do tempo de uso dos fones de ouvido
É importante observarmos que o perigo não está apenas em utilizarmos os fones de ouvido. Mas, sim, em usarmos eles como a maioria das pessoas: inconsequentemente. Assim, o erro está no volume do som do aparelho nos fones e com qual frequência isso acontece.
Pensando nisso, a respeito da frequência em que utilizamos os fones de ouvido, o estilo de vida urbano que levamos, em que nos locomovemos durante um tempo significativo até ao serviço ou à escola, abre espaço para que o fone de ouvido se torne quase uma necessidade nesse percurso.
Afinal de contas, pode ser muito entediante ficar sentado no ônibus durante muito tempo sem ter algo para fazer, concorda? Por isso, a distração oferecida pelo celular é uma ótima solução para o tédio: podemos ouvir música, assistir a algum conteúdo, ouvir podcasts etc.
No entanto, além de utilizarmos os fones por muito tempo, também ouvimos com o som bem alto. Devido a situação do nosso contato direto com a cidade e a forma como nossa sociedade se configura, sofremos constantemente com a poluição sonora, principalmente se estivermos falando dos grandes centros urbanos.
Em geral, as cidades são muito barulhentas. A grande quantidade de carros, pessoas e até equipamentos tecnológicos utilizados no dia a dia, como máquinas de construção, por exemplo, juntos em um mesmo espaço geram um barulho alto e incômodo.
Dessa maneira, para podermos ouvir nossa música com clareza nos nossos fones, é normal que deixemos o volume bem alto. Isso porque tentamos bloquear o som externo. Mas adianto uma coisa para você: esse crime não compensa!
O fone de ouvido pode causar sérios danos à audição?
Para você entender melhor o problema por trás da situação citada acima, a Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que metade dos jovens em todo o mundo, com idade entre 12 e 35 anos, correm risco de desenvolver perda auditiva.
A tentativa de bloquear os sons externos, acaba sendo gatilho para perder a audição lenta e gradualmente. Já que, com os fones, nossos ouvidos estão sujeitos a um som intenso sendo diretamente canalizado para o nosso sistema auditivo.
Assim, quando esses sons muito altos chegam ao tímpano, ele vibra de maneira mais brusca que o normal. Quando isso acontece de maneira contínua, o sistema auditivo vai perdendo as células ciliadas auditivas, responsáveis por fazer-nos escutar.
Pensando nos danos que podem ser causados, preste atenção se a sua audição está funcionando direitinho. Lembre-se, não prevenir-se nem tratar-se pode ocasionar surdez parcial ou até total.
O que fazer se eu sentir algum sintoma de perda auditiva?
Caso você sinta que um ou os dois ouvidos estão apresentando alguma irregularidade, vá a um médico otorrinolaringologista o mais rápido possível. Pois, se forem sinais de perda auditiva, quanto antes você iniciar um tratamento, menores serão os danos.
Em muitos casos de perda de audição, é recomendado que o paciente utilize modernos aparelhos auditivos para ter bem estar, uma vez que eles são adaptáveis para viver confortavelmente em diferentes situações do cotidiano.