A perda auditiva não seleciona os alvos baseados no gênero, raça, classe social ou idade. Esse é um problema a que todos nós estamos sujeitos, aliÔs, podemos adquirir a perda auditiva por causa de alguma complicação de saúde ou até mesmo por meio da genética.
Visto isso, as crianƧas tambĆ©m podem ter deficiĆŖncia no sistema auditivo. Entretanto, esse assunto Ć© mais delicado para elas do que para os adultos, visto que as crianƧas enfrentam diversos obstĆ”culos ainda na sua formação como indivĆduo.
Portanto, a vida social da criança pode ser afetada de forma que desencadeie problemas psicológicos e ela não consiga desenvolver-se como deveria.
Então, para amenizarmos essa dificuldade para a criançada com problemas de audição, é essencial que as cerquemos de representatividade. Neste texto, discutiremos melhor a noção de representatividade infantil e falaremos sobre a boneca com perda auditiva.
Acompanhe com a gente!
Identificando a perda auditiva na infância
A infĆ¢ncia Ć© o perĆodo da vida em que descobrimos o mundo exterior, temos contato com pessoas e ambientes que nem imaginĆ”vamos que existissem. Por isso, essa fase Ć© consensualmente fundamental para o desenvolvimento humano.
Nos primeiros anos de vida, a comunicação entre as crianƧas e seus responsĆ”veis Ć© totalmente baseada na afetividade e convĆvio, jĆ” que ela ainda nĆ£o Ć© capaz de comunicar-se por meio da lĆngua.
Portanto, nessa etapa da vida, pode ser um pouco difĆcil identificar a perda auditiva, mas Ć© importante que os responsĆ”veis prestem bastante atenção nas reaƧƵes e reflexos da crianƧa aos sons.
Por um lado, quando ela desenvolve a fala fica um pouco mais fĆ”cil de identificar algum problema de audição, porque a crianƧa saberĆ” se expressar de uma forma mais clara e compreensĆvel, podendo explicar aos pais se consegue ouvir normalmente.
Mas, por outro lado, a criança pode achar que não tem nada de errado com a maneira como ela escuta, uma vez que sempre ouviu desse jeito.
Por isso, é de suma importância que as crianças recebam atenção dos pais e que suas queixas sejam levadas em consideração, uma vez que elas podem realmente estar desenvolvendo um problema de saúde que pode prejudicÔ-las de diferentes formas.
E, agora que jÔ falamos um pouco sobre a identificação da perda auditiva, vamos falar sobre ela na infância e suas individualidades.
A perda auditiva na infância e a suas individualidades
à na infância que desenvolvemos nossa socialização, e a escola é o principal ambiente social responsÔvel por isso.
Pensem só… Ć© nela que fazemos amigos, conhecemos novas realidades e, portanto, temos novas experiĆŖncias, nĆ£o Ć© verdade? Isso Ć© muito bom para o nosso crescimento individual, mas, por outro lado, pode ser bem difĆcil em alguns casos.
Afinal de contas, muitas crianças ainda não sabem lidar de maneira adequada com as diferenças por causa de diversos fatores, assim, apelando para o bullying com os companheiros de escola.
Pensando nisso, podemos dizer que as crianƧas com perda auditiva, quando vivem esse perĆodo, podem passar por situaƧƵes desmotivadoras, como outras crianƧas desprezando sua deficiĆŖncia, o que pode ferir bastante o sentimento da crianƧa deficiente.
Por isso, a representatividade da perda auditiva infantil é essencial. Dessa forma, elas se sentiriam mais acolhidas, tendo como espelho um mundo que não considera a deficiência auditiva como anormal. Mas comum e natural em nossa sociedade.
Além disso, quando a criança com perda auditiva sofre com a sua deficiência, ela pode ter resistência em usar o aparelho auditivo, por achar feio ou porque as pessoas vão julgÔ-la. E, dessa maneira, o seu tratamento médico serÔ prejudicado.
Então, abaixo, veremos melhor sobre a representatividade e o que uma determinada empresa de brinquedos produziu pensando na representatividade das crianças com perda auditiva.
Representatividade na prÔtica: a boneca com deficiência auditiva
Somente falar da representatividade não é praticÔ-la, por isso é crucial que pensemos em maneiras de sermos ativamente representativos e influenciar o próximo a praticar o mesmo gesto.
Pensando nisso, a famosa linha de bonecos, American Girls, fabricada pela empresa Mattel, lanƧou em 2020 mais uma boneca āgarota do anoā, produto que faz muito sucesso, em parceria com a Associação Americana de Perda Auditiva.
Porém, este ano foi diferente, porque a empresa pensou na representatividade e lançou uma boneca com deficiência auditiva. E não vão achando que é apenas uma boneca, viu, ela tem nome, profissão e tudo mais. Acompanhem!
O nome da garota Ć© Joss Kendrick, ela, alĆ©m de ser lĆder de torcida, tambĆ©m pratica surfe e, o mais importante, nasceu com perda auditiva.
O impacto pretendido pelas empresas e associação que apoiaram o lançamento da Joss tiveram o intuito de colocar no mercado uma boneca que representasse as crianças com perda auditiva, uma vez que nas prateleiras não vemos isso, não é verdade?
Assim, podemos ter certeza de uma coisa: quem Ć© crianƧa com deficiĆŖncia auditiva e pode ter uma boneca dessas, com certeza se sentirĆ” representada, aceitando, desde pequena, as suas caracterĆsticas como sĆ£o!
Visto este texto, lembre-se também que um aparelho auditivo de qualidade é crucial para o desenvolvimento da criança com deficiência de audição, dando a ela a qualidade de vida que merece.
Por isso, preparamos para você um teste totalmente grÔtis do aparelho com o som mais natural que existe! (consulte as condições)