BLOG

Representatividade: conheça a boneca com perda auditiva

A perda auditiva não seleciona os alvos baseados no gênero, raça, classe social ou idade. Esse é um problema a que todos nós estamos sujeitos, aliás, podemos adquirir a perda auditiva por causa de alguma complicação de saúde ou até mesmo por meio da genética.

Visto isso, as crianças também podem ter deficiência no sistema auditivo. Entretanto, esse assunto é mais delicado para elas do que para os adultos, visto que as crianças enfrentam diversos obstáculos ainda na sua formação como indivíduo.

Portanto, a vida social da criança pode ser afetada de forma que desencadeie problemas psicológicos e ela não consiga desenvolver-se como deveria.

Então, para amenizarmos essa dificuldade para a criançada com problemas de audição, é essencial que as cerquemos de representatividade. Neste texto, discutiremos melhor a noção de representatividade infantil e falaremos sobre a boneca com perda auditiva.

Acompanhe com a gente!

Identificando a perda auditiva na infância

A infância é o período da vida em que descobrimos o mundo exterior, temos contato com pessoas e ambientes que nem imaginávamos que existissem. Por isso, essa fase é consensualmente fundamental para o desenvolvimento humano.

Nos primeiros anos de vida, a comunicação entre as crianças e seus responsáveis é totalmente baseada na afetividade e convívio, já que ela ainda não é capaz de comunicar-se por meio da língua.

Portanto, nessa etapa da vida, pode ser um pouco difícil identificar a perda auditiva, mas é importante que os responsáveis prestem bastante atenção nas reações e reflexos da criança aos sons.

Por um lado, quando ela desenvolve a fala fica um pouco mais fácil de identificar algum problema de audição, porque a criança saberá se expressar de uma forma mais clara e compreensível, podendo explicar aos pais se consegue ouvir normalmente.

Mas, por outro lado,  a criança pode achar que não tem nada de errado com a maneira como ela escuta, uma vez que sempre ouviu desse jeito.

Por isso, é de suma importância que as crianças recebam atenção dos pais e que suas queixas sejam levadas em consideração, uma vez que elas podem realmente estar desenvolvendo um problema de saúde que pode prejudicá-las de diferentes formas.

E, agora que já falamos um pouco sobre a identificação da perda auditiva, vamos falar sobre ela na infância e suas individualidades.

A perda auditiva na infância e a suas individualidades

É na infância que desenvolvemos nossa socialização, e a escola é o principal ambiente social responsável por isso.

Pensem só… é nela que fazemos amigos, conhecemos novas realidades e, portanto, temos novas experiências, não é verdade? Isso é muito bom para o nosso crescimento individual, mas, por outro lado, pode ser bem difícil em alguns casos.

Afinal de contas, muitas crianças ainda não sabem lidar de maneira adequada com as diferenças por causa de diversos fatores, assim, apelando para o bullying com os companheiros de escola.

Pensando nisso, podemos dizer que as crianças com perda auditiva, quando vivem esse período, podem passar por situações desmotivadoras, como outras crianças   desprezando sua deficiência, o que pode ferir bastante o sentimento da criança deficiente.

Por isso, a representatividade da perda auditiva infantil é essencial. Dessa forma, elas se sentiriam mais acolhidas, tendo como espelho um mundo que não considera a deficiência auditiva como anormal. Mas comum e natural em nossa sociedade.

Além disso, quando a criança com perda auditiva sofre com a sua deficiência, ela pode ter resistência em usar o aparelho auditivo, por achar feio ou porque as pessoas vão julgá-la. E, dessa maneira, o seu tratamento médico será prejudicado.

Então, abaixo, veremos melhor sobre a representatividade e o que uma determinada empresa de brinquedos produziu pensando na representatividade das crianças com perda auditiva.

Representatividade na prática: a boneca com deficiência auditiva

Somente falar da representatividade não é praticá-la, por isso é crucial que pensemos em maneiras de sermos ativamente representativos e influenciar o próximo a praticar o mesmo gesto.

Pensando nisso, a famosa linha de bonecos, American Girls, fabricada pela empresa Mattel, lançou em 2020 mais uma boneca “garota do ano”, produto que faz muito sucesso, em parceria com a Associação Americana de Perda Auditiva.

Porém, este ano foi diferente, porque a empresa pensou na representatividade e lançou uma boneca com deficiência auditiva. E não vão achando que é apenas uma boneca, viu, ela tem nome, profissão e tudo mais. Acompanhem!

O nome da garota é Joss Kendrick, ela, além de ser líder de torcida, também pratica surfe e, o mais importante, nasceu com perda auditiva.

O impacto pretendido pelas empresas e associação que apoiaram o lançamento da Joss tiveram o intuito de colocar no mercado uma boneca que representasse as crianças com perda auditiva, uma vez que nas prateleiras não vemos isso, não é verdade?

Assim, podemos ter certeza de uma coisa: quem é criança com deficiência auditiva e pode ter uma boneca dessas, com certeza se sentirá representada, aceitando, desde pequena, as suas características como são!

Visto este texto, lembre-se também que um aparelho auditivo de qualidade é crucial para o desenvolvimento da criança com deficiência de audição, dando a ela a qualidade de vida que merece.

Por isso, preparamos para você um teste totalmente grátis do aparelho com o som mais natural que existe! (consulte as condições)

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Mais Postagens

Binaural

Força da marca: Binaural inaugura clínica em Catanduva

A Binaural está há mais de 35 anos no mercado ajudando as pessoas. A sua história começou anos atrás, e ela continua abrindo novas unidades (localizadas no interior de SP e MS). Inclusive, em Catanduva, inaugurou uma nova clínica Binaural.
audição

Confira quais são os hábitos que podem prejudicar sua audição em todas as idades

Para ouvir bem é preciso cuidar da sua audição durante a vida toda. Entretanto, alguns hábitos podem danificá-la e prejudicar a sua capacidade de ouvir em todas as idades!
perda auditiva

Por que diabéticos têm duas vezes mais chances de desenvolver perda auditiva?

A diabetes é uma doença que afeta aproximadamente 13 milhões de brasileiros, segundo pesquisas do Ibope. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que ela pode intensificar os riscos da perda auditiva.
audição

Perda auditiva causada por fones de ouvido é lenta e perigosa

Todo mundo já ouviu falar que utilizar fones de ouvidos com volume alto causa perda auditiva, não é mesmo? Mas, mesmo assim, muitas pessoas ainda ignoram essa informação importante.

Perda de audição: como adaptar-se durante o Ensino a Distância (EaD)

A pandemia do Coronavírus acabou levando todos os alunos de escolas e faculdades para estudar em casa, por meio do ensino a distância. Inclusive aquelas pessoas que têm perda de audição

Perda auditiva unilateral. Conheça a tecnologia que garante que você tenha dois ótimos ouvidos!

A perda auditiva unilateral corresponde a perda da audição de apenas um dos ouvidos. Viver com essa perda sem ir ao médico é perigoso!
Perda auditiva

ONU lança o app HearWho para combater nova epidemia mundial: a perda auditiva

Você sabia que a perda auditiva vem sendo considerada a nova epidemia mundial? Pensando nisso, a ONU lançou um app pra combatê-la.

A audiometria pode diagnosticar o tipo, o grau e a configuração da perda auditiva

A audiometria é o primeiro exame que os especialistas solicitam aos pacientes que possuem sintomas de perda auditiva. Saiba mais!

Máscaras inclusivas: o detalhe que faz toda diferença

Você sabe o que é a máscara inclusiva, quem deve usá-la e qual é a sua importância para a acessibilidade? Saiba mais!

Perda de audição: os homens são mais suscetíveis?

Segundo pesquisa recente, isso é um fato: 1,2% das perdas auditivas vêm do sexo masculino e 1% do feminino. Saiba porque isso acontece.

Sinais de perda auditiva em bebês: aprenda como identificar

Papais, fiquem atentos! O comportamento do recém nascido pode sinalizar indícios de perda auditiva. Veja como perceber os sinais!
ouvindo bem

Está ouvindo a voz do outro lado da vídeo chamada?

A rotina da quarentena pode trazer algumas barreiras para quem possui algum grau de deficiência auditiva. Confira!
Você pode ter acesso ao som mais natural que existe com o Widex!

WIDEX, Inteligência artificial para o melhor som natural!

A maioria dos aparelhos auditivos tem um atraso na entrega do som. Mas isso é passado! Você pode ter acesso ao som mais natural que existe com o Widex!
sensação de que ouve, mas não escuta

Você ouve, mas tem a sensação de que não escuta? Presbiacusia!

Isso tem nome: presbiacusia. É uma condição pouco conhecida relacionada com a nossa saúde auditiva. Saiba mais!

Conheça o aparelho auditivo que é sinônimo de bem-estar!

A Widex lançou um aparelho auditivo que oferece o som mais natural que existe, sem as distorções comuns de um dispositivo auditivo.

Zumbido no ouvido? Não se acostume com ele!

Se você se incomoda com o zumbido no ouvido, saiba que não está sozinho! Descubra o que causa o zumbido no ouvido e como melhorar esse sintoma!
aparelho auditivo

Aparelho auditivo: tudo o que você precisa saber

Como saber qual o modelo de aparelho auditivo ideal? Será que a marca é confiável? Confira essas e outras respostas, aqui!
pilha aparelho auditivo

Pilhas aparelhos auditivos: quanto tempo vão durar?

Uma das perguntas mais frequentes sobre os aparelhos auditivos se refere às pilhas. Afinal, quanto tempo dura a pilha de aparelho auditivo? Confira!
WhatsApp chat