BLOG

perda auditiva

Por que diabéticos têm duas vezes mais chances de desenvolver perda auditiva?

A diabetes é uma doença que atinge aproximadamente 13 milhões de brasileiros, segundo pesquisas do Ibope. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que ela pode aumentar os riscos da perda auditiva.

Dessa maneira, isso nos mostra como as funções do nosso corpo estão interligadas e, para mantê-lo saudável, devemos tomar algumas precauções, para que um problema de saúde específico não afete outras partes, e soframos as consequências.

Então, continue lendo nosso artigo para entender tudo sobre a relação entre diabetes e a perda auditiva!

O que é a diabetes e quais são os seus sinais?

A diabetes é uma doença crônica (sem cura) causada pelo o excesso de açúcar no sangue, uma vez que o corpo (pâncreas) não produz ou produz pouca insulina, responsável por quebrar o açúcar presente em nosso organismo. 

Além disso, essa doença possui vários níveis de intensidade e tipos. E, mesmo afetando uma grande parte da sociedade brasileira, como já citamos acima, muitas pessoas não sabem que têm diabetes.

Então, abaixo, conheça os tipos de Diabetes:

  • Diabetes tipo 1: nenhuma produção de insulina. Atinge, principalmente, crianças e adolescentes;
  • Diabetes tipo 2: pouca produção de insulina. Atinge, principalmente, adultos, e costuma ter origem genética;
  • Diabetes gestacional: acontece, especificamente, na gestação, podendo trazer diversas complicações de saúde para a gestante e para o bebê.

Acima, ficamos sabendo quais são os tipos de diabetes, mas você sabe reconhecer os seus sinais? Se você não sabe, lembre-se que essa doença é muito perigosa. Portanto, separei alguns sinais para você ficar atento.

Em estágios iniciais da diabetes, é comum a pessoa apresentar um ou mais dos sintomas abaixo:

  • Muita sede (polidipsia);
  • Cicatrização lenta;
  • Perda de peso;
  • Cansaço;
  • Muita vontade de urinar (poliúria);
  • Muita vontade de comer;

E, agora que você já entende melhor sobre a doença, vamos ver como a diabetes pode afetar a sua audição.

Como a diabetes afeta a audição?

O nosso sistema auditivo é feito de artérias e veias muito finas. São elas que fazem a ligação entre o ouvido interno, o médio e o externo. Para os diabéticos, o tamanho destes canais é um grande problema. O excesso de açúcar circulando no sangue pode entupi-las, causando a má circulação do sangue no ouvido.

Portanto, o nosso sistema auditivo, assim como todos os órgãos do corpo humano, precisam de sangue para funcionar. Por esse motivo, a diabetes afeta a capacidade de ouvir da pessoa que tem a doença.

Além disso, estudos feitos no hospital de Newcastle demonstraram que a surdez causada pela diabetes também pode ter herança genética. Ou seja, se a sua mãe teve problemas auditivos diabéticos, as chances de você também ter são bem grandes.

Ainda, outro sintoma que pode surgir por causa da diabetes e que prejudicará a audição é a infecção no canal auditivo.

Portanto, podemos perceber que a diabetes pode causar o desenvolvimento da perda auditiva. E, agora, vamos ver como nos prevenir dessa doença? Acompanhe!

Como prevenir a perda auditiva em diabéticos?

Primeiro, é importante ressaltar mais uma vez que a diabetes é uma doença que precisa ser levada a sério e tratada o quanto antes. Assim como a perda auditiva, ela é muito ignorada nos sinais iniciais. Entretanto, as duas, se não forem tratadas, podem ser, sempre, prejudiciais à saúde.

Por isso, a melhor maneira de prevenir a perda auditiva é seguir o tratamento recomendado pelo o médico, manter hábitos de alimentação saudáveis e fazer o exame de audiometria para verificar se a sua audição está funcionando como deveria.

Dessa forma, além de evitar a perda auditiva, você também estará prevenindo outras complicações que poderiam surgir por causa da diabetes.

Bom, se você gostou deste artigo, saiba que nós produzimos pensando especialmente em contribuir de alguma forma com a sua vida. Se quiser ler mais, no nosso blog você encontra outros textos como este!

Além disso, preparamos um teste totalmente grátis do aparelho auditivo com o som mais natural que existe!

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Mais Postagens

Binaural

Força da marca: Binaural inaugura clínica em Catanduva

A Binaural está há mais de 35 anos no mercado ajudando as pessoas. A sua história começou anos atrás, e ela continua abrindo novas unidades (localizadas no interior de SP e MS). Inclusive, em Catanduva, inaugurou uma nova clínica Binaural.
audição

Confira quais são os hábitos que podem prejudicar sua audição em todas as idades

Para ouvir bem é preciso cuidar da sua audição durante a vida toda. Entretanto, alguns hábitos podem danificá-la e prejudicar a sua capacidade de ouvir em todas as idades!
audição

Perda auditiva causada por fones de ouvido é lenta e perigosa

Todo mundo já ouviu falar que utilizar fones de ouvidos com volume alto causa perda auditiva, não é mesmo? Mas, mesmo assim, muitas pessoas ainda ignoram essa informação importante.

Perda de audição: como adaptar-se durante o Ensino a Distância (EaD)

A pandemia do Coronavírus acabou levando todos os alunos de escolas e faculdades para estudar em casa, por meio do ensino a distância. Inclusive aquelas pessoas que têm perda de audição

Perda auditiva unilateral. Conheça a tecnologia que garante que você tenha dois ótimos ouvidos!

A perda auditiva unilateral corresponde a perda da audição de apenas um dos ouvidos. Viver com essa perda sem ir ao médico é perigoso!

Representatividade: conheça a boneca com perda auditiva

Para amenizarmos as dificuldades que as crianças com perda auditiva enfrentam, é essencial que as cerquemos de representatividade!
Perda auditiva

ONU lança o app HearWho para combater nova epidemia mundial: a perda auditiva

Você sabia que a perda auditiva vem sendo considerada a nova epidemia mundial? Pensando nisso, a ONU lançou um app pra combatê-la.

A audiometria pode diagnosticar o tipo, o grau e a configuração da perda auditiva

A audiometria é o primeiro exame que os especialistas solicitam aos pacientes que possuem sintomas de perda auditiva. Saiba mais!

Máscaras inclusivas: o detalhe que faz toda diferença

Você sabe o que é a máscara inclusiva, quem deve usá-la e qual é a sua importância para a acessibilidade? Saiba mais!

Perda de audição: os homens são mais suscetíveis?

Segundo pesquisa recente, isso é um fato: 1,2% das perdas auditivas vêm do sexo masculino e 1% do feminino. Saiba porque isso acontece.

Sinais de perda auditiva em bebês: aprenda como identificar

Papais, fiquem atentos! O comportamento do recém nascido pode sinalizar indícios de perda auditiva. Veja como perceber os sinais!
ouvindo bem

Está ouvindo a voz do outro lado da vídeo chamada?

A rotina da quarentena pode trazer algumas barreiras para quem possui algum grau de deficiência auditiva. Confira!
Você pode ter acesso ao som mais natural que existe com o Widex!

WIDEX, Inteligência artificial para o melhor som natural!

A maioria dos aparelhos auditivos tem um atraso na entrega do som. Mas isso é passado! Você pode ter acesso ao som mais natural que existe com o Widex!
sensação de que ouve, mas não escuta

Você ouve, mas tem a sensação de que não escuta? Presbiacusia!

Isso tem nome: presbiacusia. É uma condição pouco conhecida relacionada com a nossa saúde auditiva. Saiba mais!

Conheça o aparelho auditivo que é sinônimo de bem-estar!

A Widex lançou um aparelho auditivo que oferece o som mais natural que existe, sem as distorções comuns de um dispositivo auditivo.

Zumbido no ouvido? Não se acostume com ele!

Se você se incomoda com o zumbido no ouvido, saiba que não está sozinho! Descubra o que causa o zumbido no ouvido e como melhorar esse sintoma!
aparelho auditivo

Aparelho auditivo: tudo o que você precisa saber

Como saber qual o modelo de aparelho auditivo ideal? Será que a marca é confiável? Confira essas e outras respostas, aqui!
pilha aparelho auditivo

Pilhas aparelhos auditivos: quanto tempo vão durar?

Uma das perguntas mais frequentes sobre os aparelhos auditivos se refere às pilhas. Afinal, quanto tempo dura a pilha de aparelho auditivo? Confira!
WhatsApp chat