BLOG

Perda de audição: como adaptar-se durante o Ensino a Distância (EaD)

A pandemia do Coronavírus acabou levando todos os alunos de escolas e faculdades para estudar em casa, por meio do ensino à distância. Inclusive aquelas pessoas que têm perda de audição.

Muita gente questiona a qualidade do EaD, por acreditar que ele não pode substituir o aprendizado das aulas presenciais. Além da dificuldade de adaptação de todos os alunos matriculados. Então, para o aluno com perda auditiva, como acontece o ensino à distância? Costuma ser bem mais complicado, não é verdade?

Visto isso, neste texto, vamos dar algumas dicas que podem colaborar com o aprendizado de alunos que têm perda de audição no ensino a distância. Se você está interessado, continue acompanhando!

Perda de audição e os materiais para leitura

No ensino à distância, há dois tipos de atividades, que podem ser:

  • Síncronas: videoconferências realizadas entre alunos e professores, ou seja, uma aula virtual ao vivo;
  • Assíncronas: atividades deixadas pelos professores para que os alunos façam antes ou depois das aulas ao vivo.

Assim, é importante que o estudante com perda de audição tenha acesso a todos os tipos de atividades, porém mais completa. Isto é, adaptadas às suas necessidades de aprendizado, de acordo com o que o professor escolher e preparar.

Isso inclui leituras, questionários, entre outras atividades que podem ser feitas pelos alunos em casa, com a ajuda dos pais ou de um professor habilitado para lidar com alunos deficientes auditivos. Então, o professor, de escola pública ou privada, precisa preparar atividades adaptadas aos alunos com perda auditiva.

Mas, isso não significa tornar as atividades mais fáceis ou menos desafiadoras, pelo contrário. É necessário oferecer ao aluno com deficiência de audição as mesmas condições de aprender que os demais alunos. Afinal de contas, é previsto por lei que todos os cidadãos devem ter direito à educação.

Além disso, abaixo, veremos outra dica que preparamos para você. Acompanhe!

Slides completos e audiodescrição

Alunos com perda auditiva podem ser totalmente surdos ou ter uma deficiência parcial. Para os dois casos, é muito importante para eles que os professores preparem apresentações completas e detalhadas para as aulas ao vivo.

Portanto, quando o professor montar slides para as aulas, ele deve ter cuidado em fornecer um conteúdo completo que, principalmente, possa ser compreendido mesmo por alguém que não pode ouvir.

Por exemplo, caso a aula tenha sons, vídeos ou músicas, é essencial disponibilizar legendas ou audiodescrição.

Aparelhos auditivos com conectividade

Já sabemos que o desempenho escolar pode voltar a melhorar quando o aluno começa a fazer uso de um aparelho auditivo em aulas presenciais. O mesmo benefício se estende ao EaD. Os aparelhos mais modernos, com conectividade, podem facilitar ainda mais o aprendizado do aluno. Modelos como o Widex EVOKE ou o Widex MOMENT podem se conectar com facilidade aos smartphones, reproduzindo conteúdos de vídeos, áudios ou aulas online. A Widex também dispõe de acessórios que facilitam a conectividade dos aparelhos com notebooks, aparelhos de TVs e muito mais. Converse com nossa equipe e saiba mais!

Além de todas essas dicas apresentadas, pensando sempre no bem estar dos nossos pacientes, aqui na Binaural temos os melhores aparelhos auditivos que irão ajudar na comunicação com as tele aulas.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Mais Postagens

Binaural

Força da marca: Binaural inaugura clínica em Catanduva

A Binaural está há mais de 35 anos no mercado ajudando as pessoas. A sua história começou anos atrás, e ela continua abrindo novas unidades (localizadas no interior de SP e MS). Inclusive, em Catanduva, inaugurou uma nova clínica Binaural.
audição

Confira quais são os hábitos que podem prejudicar sua audição em todas as idades

Para ouvir bem é preciso cuidar da sua audição durante a vida toda. Entretanto, alguns hábitos podem danificá-la e prejudicar a sua capacidade de ouvir em todas as idades!
perda auditiva

Por que diabéticos têm duas vezes mais chances de desenvolver perda auditiva?

A diabetes é uma doença que afeta aproximadamente 13 milhões de brasileiros, segundo pesquisas do Ibope. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que ela pode intensificar os riscos da perda auditiva.
audição

Perda auditiva causada por fones de ouvido é lenta e perigosa

Todo mundo já ouviu falar que utilizar fones de ouvidos com volume alto causa perda auditiva, não é mesmo? Mas, mesmo assim, muitas pessoas ainda ignoram essa informação importante.

Perda auditiva unilateral. Conheça a tecnologia que garante que você tenha dois ótimos ouvidos!

A perda auditiva unilateral corresponde a perda da audição de apenas um dos ouvidos. Viver com essa perda sem ir ao médico é perigoso!

Representatividade: conheça a boneca com perda auditiva

Para amenizarmos as dificuldades que as crianças com perda auditiva enfrentam, é essencial que as cerquemos de representatividade!
Perda auditiva

ONU lança o app HearWho para combater nova epidemia mundial: a perda auditiva

Você sabia que a perda auditiva vem sendo considerada a nova epidemia mundial? Pensando nisso, a ONU lançou um app pra combatê-la.

A audiometria pode diagnosticar o tipo, o grau e a configuração da perda auditiva

A audiometria é o primeiro exame que os especialistas solicitam aos pacientes que possuem sintomas de perda auditiva. Saiba mais!

Máscaras inclusivas: o detalhe que faz toda diferença

Você sabe o que é a máscara inclusiva, quem deve usá-la e qual é a sua importância para a acessibilidade? Saiba mais!

Perda de audição: os homens são mais suscetíveis?

Segundo pesquisa recente, isso é um fato: 1,2% das perdas auditivas vêm do sexo masculino e 1% do feminino. Saiba porque isso acontece.

Sinais de perda auditiva em bebês: aprenda como identificar

Papais, fiquem atentos! O comportamento do recém nascido pode sinalizar indícios de perda auditiva. Veja como perceber os sinais!
ouvindo bem

Está ouvindo a voz do outro lado da vídeo chamada?

A rotina da quarentena pode trazer algumas barreiras para quem possui algum grau de deficiência auditiva. Confira!
Você pode ter acesso ao som mais natural que existe com o Widex!

WIDEX, Inteligência artificial para o melhor som natural!

A maioria dos aparelhos auditivos tem um atraso na entrega do som. Mas isso é passado! Você pode ter acesso ao som mais natural que existe com o Widex!
sensação de que ouve, mas não escuta

Você ouve, mas tem a sensação de que não escuta? Presbiacusia!

Isso tem nome: presbiacusia. É uma condição pouco conhecida relacionada com a nossa saúde auditiva. Saiba mais!

Conheça o aparelho auditivo que é sinônimo de bem-estar!

A Widex lançou um aparelho auditivo que oferece o som mais natural que existe, sem as distorções comuns de um dispositivo auditivo.

Zumbido no ouvido? Não se acostume com ele!

Se você se incomoda com o zumbido no ouvido, saiba que não está sozinho! Descubra o que causa o zumbido no ouvido e como melhorar esse sintoma!
aparelho auditivo

Aparelho auditivo: tudo o que você precisa saber

Como saber qual o modelo de aparelho auditivo ideal? Será que a marca é confiável? Confira essas e outras respostas, aqui!
pilha aparelho auditivo

Pilhas aparelhos auditivos: quanto tempo vão durar?

Uma das perguntas mais frequentes sobre os aparelhos auditivos se refere às pilhas. Afinal, quanto tempo dura a pilha de aparelho auditivo? Confira!
WhatsApp chat