BLOG

audição

Perda auditiva causada por fones de ouvido é lenta e perigosa

Todo mundo já ouviu falar que utilizar fones de ouvidos com volume alto causa perda auditiva, não é verdade? Mas, mesmo assim, muitas pessoas ainda ignoram essa informação.

Essa negação ocorre por dois motivos. O primeiro, é pelas pessoas acreditarem que é só mais um mito popular. O segundo, é por não estarem dispostos a abandonar os fones no dia a dia.

Entretanto, é importante que saibamos os reais malefícios dessa prática para a nossa audição, já que a perda auditiva causada por fones de ouvido é lenta e perigosa. Então, vamos acompanhar o texto e ficar por dentro da nossa saúde auditiva?

O problema do volume e do tempo de uso dos fones de ouvido

É importante observarmos que o perigo não está apenas em utilizarmos os fones de ouvido, mas, sim, em usarmos eles como a maioria das pessoas: inconsequentemente. Assim, o erro está no volume do som do aparelho nos fones e com qual frequência isso acontece.

Pensando nisso, a respeito da frequência em que utilizamos os fones de ouvido, o estilo de vida urbano que levamos, em que nos locomovemos durante um tempo significativo até ao serviço ou à escola, abre espaço para que o fone de ouvido se torne quase uma necessidade nesse percurso.

Afinal de contas, pode ser muito entediante ficar sentado no ônibus durante muito tempo sem ter algo para fazer, concorda? Por isso, a distração oferecida pelo celular é uma ótima solução para o tédio: podemos ouvir música, assistir a algum conteúdo, ouvir podcasts etc.

No entanto, além de utilizarmos os fones por muito tempo, também ouvimos com o som bem alto, devido a  situação do nosso contato direto com a cidade e a forma como nossa sociedade se configura, sofremos constantemente com a poluição sonora, principalmente se estivermos falando dos grandes centros urbanos. 

Em geral, as cidades são muito barulhentas. A grande quantidade de carros, pessoas e até equipamentos tecnológicos utilizados no dia a dia, como máquinas de construção, por exemplo, juntos em um mesmo espaço geram um barulho alto e incômodo.

Dessa maneira, para podermos ouvir nossa música com clareza nos nossos fones, é normal que deixemos o volume bem alto, na tentativa de bloquear o som externo. Mas adianto uma coisa para você: esse crime não compensa!

O fone de ouvido pode causar sérios danos à audição?

Para você entender melhor o problema por trás da situação citada acima, a Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que metade dos jovens em todo o mundo, com idade entre 12 e 35 anos, correm risco de desenvolver perda auditiva.

A tentativa de bloquear os sons externos, acaba sendo gatilho para perder a audição lenta e gradualmente. Já que, com os fones, nossos ouvidos estão sujeitos a um som intenso sendo diretamente canalizado para o nosso sistema auditivo. 

Assim, quando esses sons muito altos chegam ao tímpano, ele vibra de maneira mais brusca que o normal. Quando isso acontece de maneira contínua, o sistema auditivo vai perdendo as células ciliadas auditivas, responsáveis por fazer-nos escutar.

Pensando nos danos que podem ser causados, preste atenção se a sua audição está funcionando direitinho. Lembre-se, não prevenir-se nem tratar-se pode ocasionar surdez parcial ou até total.

O que fazer se eu sentir algum sintoma de perda auditiva?

Caso você sinta que um ou os dois ouvidos estão apresentando alguma irregularidade, vá a um médico otorrinolaringologista o mais rápido possível. Pois, se forem sinais de perda auditiva, quanto antes você iniciar um tratamento, menores serão os danos.

Em muitos casos de perda de audição, é recomendado que o paciente utilize modernos aparelhos auditivos para ter bem estar, uma vez que eles são adaptáveis para viver confortavelmente em diferentes situações do cotidiano.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Mais Postagens

Binaural

Força da marca: Binaural inaugura clínica em Catanduva

A Binaural está há mais de 35 anos no mercado ajudando as pessoas. A sua história começou anos atrás, e ela continua abrindo novas unidades (localizadas no interior de SP e MS). Inclusive, em Catanduva, inaugurou uma nova clínica Binaural.
audição

Confira quais são os hábitos que podem prejudicar sua audição em todas as idades

Para ouvir bem é preciso cuidar da sua audição durante a vida toda. Entretanto, alguns hábitos podem danificá-la e prejudicar a sua capacidade de ouvir em todas as idades!
perda auditiva

Por que diabéticos têm duas vezes mais chances de desenvolver perda auditiva?

A diabetes é uma doença que afeta aproximadamente 13 milhões de brasileiros, segundo pesquisas do Ibope. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que ela pode intensificar os riscos da perda auditiva.

Perda de audição: como adaptar-se durante o Ensino a Distância (EaD)

A pandemia do Coronavírus acabou levando todos os alunos de escolas e faculdades para estudar em casa, por meio do ensino a distância. Inclusive aquelas pessoas que têm perda de audição

Perda auditiva unilateral. Conheça a tecnologia que garante que você tenha dois ótimos ouvidos!

A perda auditiva unilateral corresponde a perda da audição de apenas um dos ouvidos. Viver com essa perda sem ir ao médico é perigoso!

Representatividade: conheça a boneca com perda auditiva

Para amenizarmos as dificuldades que as crianças com perda auditiva enfrentam, é essencial que as cerquemos de representatividade!
Perda auditiva

ONU lança o app HearWho para combater nova epidemia mundial: a perda auditiva

Você sabia que a perda auditiva vem sendo considerada a nova epidemia mundial? Pensando nisso, a ONU lançou um app pra combatê-la.

A audiometria pode diagnosticar o tipo, o grau e a configuração da perda auditiva

A audiometria é o primeiro exame que os especialistas solicitam aos pacientes que possuem sintomas de perda auditiva. Saiba mais!

Máscaras inclusivas: o detalhe que faz toda diferença

Você sabe o que é a máscara inclusiva, quem deve usá-la e qual é a sua importância para a acessibilidade? Saiba mais!

Perda de audição: os homens são mais suscetíveis?

Segundo pesquisa recente, isso é um fato: 1,2% das perdas auditivas vêm do sexo masculino e 1% do feminino. Saiba porque isso acontece.

Sinais de perda auditiva em bebês: aprenda como identificar

Papais, fiquem atentos! O comportamento do recém nascido pode sinalizar indícios de perda auditiva. Veja como perceber os sinais!
ouvindo bem

Está ouvindo a voz do outro lado da vídeo chamada?

A rotina da quarentena pode trazer algumas barreiras para quem possui algum grau de deficiência auditiva. Confira!
Você pode ter acesso ao som mais natural que existe com o Widex!

WIDEX, Inteligência artificial para o melhor som natural!

A maioria dos aparelhos auditivos tem um atraso na entrega do som. Mas isso é passado! Você pode ter acesso ao som mais natural que existe com o Widex!
sensação de que ouve, mas não escuta

Você ouve, mas tem a sensação de que não escuta? Presbiacusia!

Isso tem nome: presbiacusia. É uma condição pouco conhecida relacionada com a nossa saúde auditiva. Saiba mais!

Conheça o aparelho auditivo que é sinônimo de bem-estar!

A Widex lançou um aparelho auditivo que oferece o som mais natural que existe, sem as distorções comuns de um dispositivo auditivo.

Zumbido no ouvido? Não se acostume com ele!

Se você se incomoda com o zumbido no ouvido, saiba que não está sozinho! Descubra o que causa o zumbido no ouvido e como melhorar esse sintoma!
aparelho auditivo

Aparelho auditivo: tudo o que você precisa saber

Como saber qual o modelo de aparelho auditivo ideal? Será que a marca é confiável? Confira essas e outras respostas, aqui!
pilha aparelho auditivo

Pilhas aparelhos auditivos: quanto tempo vão durar?

Uma das perguntas mais frequentes sobre os aparelhos auditivos se refere às pilhas. Afinal, quanto tempo dura a pilha de aparelho auditivo? Confira!
WhatsApp chat